Arroz, um grão que une o mundo

Bookmarked. View Bookmarked Content Add to bookmarks
Something went wrong. Please try again later...
Imagem de lavoura saudavél no crespúsculo com representação gráfica em linhas finas do planeta terra à esquerda Abaixo está escrito "Mundo do Arroz".

Da salada, passando pelo prato principal, sobremesa e bebida. Tudo feito com arroz, para trazer ainda mais sabor à sua mesa.

Sem exageros, a refeição com a dupla arroz e feijão é a de maior sucesso aqui no país. Não é à toa que o prato deu vida a uma expressão que representa fatos básicos do dia a dia: “é feijão com arroz”!

O Brasil é o décimo maior consumidor do grão no mundo e o primeiro colocado entre os países fora do continente asiático. Nutritivo e versátil na gastronomia, o arroz faz parte da história mundial há quase cinco mil anos. Acredita-se que o cultivo do grão tenha começado por volta de 2800 a.C. na China e espalhou-se rapidamente devido ao seu sabor neutro, que combina com vários ingredientes, como legumes, verduras, carnes, peixes e aves. O grão se tornou tão presente nos países asiáticos que muitos desenvolveram parte de sua tradição e cultura a partir do produto.

Com tanta variedade, fica fácil viajar pelos quatro cantos do mundo de uma só vez e preparar refeições completas tendo o arroz como protagonista. Confira a seguir algumas receitas com o grão, incluindo a curiosa Horchata, uma bebida tradicional da Espanha, criada há mais de um século.

Salada de arroz negro com manga

Ingredientes

- 200g de arroz negro

- 1 cebola picada

- 3 dentes de alho picados

- 3 colheres (sopa) de azeite para refogar o arroz negro

- 1 manga em cubos pequenos

- 1 tomate picado

- 100g de alho-poró em fatias finas

- 100g de cebolinha-verde picada

- 1 alface-roxa

- Azeite, vinagre e sal a gosto

- Pimenta-do-reino a gosto

- 1 litro de água ou caldo de galinha, para cozinhar

Modo de preparo:

- Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite, deixe murchar e acrescente o arroz negro. Refogue rapidamente por 30 segundos e adicione a água e o sal a gosto.

- Deixe cozinhar por 30 a 40 minutos em fogo baixo até ficar macio, mas sem desmanchar. Escorra e tempere com pimenta a gosto.

- Misture os demais ingredientes ao arroz negro (manga, tomate, alho-poró e cebolinha) e leve à geladeira 20 minutos para esfriar.

- Decore com folhas de alface-roxa, tempere com o vinagre e o restante do azeite.

Você sabia?

O arroz negro tem origem chinesa, e lá o grão é cultivado há milhares de anos. Atualmente, ele passou a ganhar atenção de muitos chefs de cozinha do mundo todo, pois seu sabor, amendoado e doce, não tem grandes alterações quando são adicionados temperos.

Diferente dos outros tipos do grão, não é recomendado lavar o arroz negro antes do preparo do alimento. Aqui vai outra dica: se quiser diminuir o tempo de cozimento, deixe o arroz negro de molho e use a mesma água no preparo.

Risoto de Palmito com Tomate Seco

Ingredientes

- 1 colher (sopa) de manteiga

- 2 dentes de alho picado

- 1 xícara (chá) de arroz arbóreo

- 1 xícara (chá) de vinho branco seco

- 50g de tomate seco

- 100g de palmito picado

- 3 colheres (sopa) de queijo parmesão

- 1 caldo de legumes

- 2 ½ xícaras (chá) de água

- Salsinha a gosto

Modo de preparo:

- Comece preparando o caldo de legumes dissolvendo-o em duas xícaras e meia de água quente, reserve-o.

- Em uma panela, derreta a manteiga, frite rapidamente o alho até começar a dourar, adicione o arroz e refogue. Junte o vinho branco e deixe reduzir para evaporar o álcool, misture bem.

- Assim que o vinho tiver evaporado, comece a adicionar o caldo de legumes, uma concha por vez, e sem parar de misturar, para que o arroz fique cremoso.

- Quando tiver usado metade do caldo, junte o tomate seco picado e o palmito, depois misture bem, continuando a adicionar o caldo no arroz até que ele esteja macio.

- Quando o arroz ficar no ponto, junte o queijo parmesão, sal a gosto e tempere com pimenta do reino e salsinha, misture bem e sirva ainda quente.

Dica: a receita pode ser feita com arroz branco, mas o arbóreo é o mais indicado para risotos, para que fique com uma consistência mais úmida e cremosa.

Bolinho de arroz-doce com Nutella

Ingredientes do arroz-doce

- 250g de arroz branco

- 700ml de leite integral

- 200ml de leite de coco

- ½ xícara de açúcar

- 2 paus de canela

- 1/4 de colher (chá) de noz moscada

- Sementes de fava de baunilha

- Sal a gosto

- ½ pacote de coco ralado fresco ou seco

Ingredientes para o bolinho

- Nutella ou outro recheio de sua preferência

- 1 ovo

- Farinha de trigo para fritar

- Farinha de rosca para fritar

- Açúcar e canela em pó para finalizar

Modo de preparo:

- Misture todos os ingredientes do arroz-doce na panela e cozinhe até que o arroz esteja macio e cremoso. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo.

- Em seguida, com o arroz frio, molhe as mãos e abra um disco para montar os bolinhos.

- Recheie com Nutella, goiabada ou qualquer outro recheio que você escolher, depois molde, para fechar o bolinho. Passe os bolinhos na farinha de trigo, tirando bem o excesso, e em seguida no ovo batido. Por último, passe-os na farinha de rosca e frite-os em óleo bem quente (180˚C) até dourar.

- Passe os bolinhos na mistura de açúcar e canela, aproveite!

Horchata de arroz - uma bebida refrescante, saudável e fácil de preparar

Ingredientes

- 4 xícaras de arroz branco

- 2 colheres (sopa) de canela em pó

- 4 litros de leite quente

- 1 ½ xícaras de açúcar

- 2 colheres (chá) de extrato de baunilha

Modo de preparo:

- Coloque o arroz em um escorredor, debaixo de água para o lavar e retirar o amido.

- Em seguida, aqueça o leite sem deixar levantar fervura. Quando começar a subir a espuma, retire do fogo.

- Coloque o arroz lavado em uma taça grande de plástico, junto com a canela. Despeje o leite quente para o arroz e misture.

- Deixe repousar essa mistura por toda a noite para que a sua bebida de arroz saudável fique mais gostosa. Na manhã do dia seguinte, filtre o arroz e reserve o leite.

- Em um liquidificador, coloque parte do arroz, o leite que reservou e bata até que o arroz fique o mais triturado possível. Repita o processo até ter triturado todas as partes e filtre quantas vezes forem necessárias até que o leite fique sem nenhuma parte de arroz.

- Adicione o açúcar e a baunilha à mistura do leite obtida anteriormente, e leve à geladeira até que esfrie.

Dica: sirva esta horchata de arroz refrescante com muito gelo e acompanhe com uns biscoitos doces e saudáveis.

Gostou das nossas dicas de receitas? Elas mostram a versatilidade desse grão que tanto amamos. Aproveite para testar os pratos com a família.