A chave do sucesso
Desde a sua formação, a Corteva está comprometida com a realização de ações em prol de um ambiente de trabalho respeitoso e inclusivo, e vem ampliando a contratação de mulheres, LGBTQIA+, negros e pessoas com deficiência. Diversidade, Inclusão e Equidade são temas levados a sério na Corteva Agriscience, por isso a empresa tem atuado intencionalmente na implementação de ações efetivas, com o objetivo de legitimar sua estratégia e propósito de enriquecer vidas e assegurar o progresso das gerações futuras.
Nosso foco é possibilitar uma cultura de inclusão e diversidade, criando um ambiente onde funcionários sejam ativamente engajados e onde todas as nossas diferenças sejam somadas!
Na Corteva, trabalhamos intensamente para tirar o viés inconsciente no processo de contratação. Todos os funcionários passam por treinamentos de inclusão e diversidade para detectar e extinguir os preconceitos inconscientes que temos, aumentando assim o senso de pertencimento e respeito. Temos um processo de recrutamento estruturado que busca intencionalmente candidatos de grupos minorizados, com foco em aumentar a representatividade, buscando candidatas que estejam no mercado e se conectem com os valores da empresa.
Somos uma empresa comprometida em acelerar o desenvolvimento de todos os grupos minorizados de forma que possam assumir futuras posições de liderança. Estabelecemos metas de Diversidade e Inclusão, cujo foco são o bem-estar e o ambiente respeitoso e flexível, promovendo uma cultura de pertencimento. Nesse sentido, as ações dos BRGs (Business Resource Groups) ou “Grupos de Afinidades” (Dawn, Gaha, Pride e Win) têm sido fundamentais para alavancar diálogos e transformações internas.
Desde o início de 2019, 47% das novas contratações da Corteva no Brasil foram focadas em Diversidade, sendo de negros, pardos, mulheres, LGBTQI+ e pessoas com deficiência.
Nosso escitório em Alphaville/SP oferece banheiros não-binários em todos os andares. Além disso, o escritório também foi reconhecido e certificado pelo Guia de Rodas em 2022 como um local adequado às práticas de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência.
Somos signatários e fazemos parte da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, da Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sociocultural (Afrobras), que estabelece metas e cronogramas específicos para aumentar a participação de negros na companhia. Além disso, também somos membros signatários da ONU Mulheres e do Fórum LGBT, como um compromisso assumido e com foco em implementar mais contratações de diversidade e mais ações inclusivas, criando um ambiente flexível, produtivo e com segurança emocional.
Operamos como uma só Corteva para construir uma força de trabalho unificada e engajada. Estamos comprometidos em oferecer programas de mentoria, networking, desenvolvimento e outros tipos de suporte para nossos funcionários. Também oferecemos programas poderosos que conectam colegas de trabalho de maneiras significativas, incluindo carreira, cultura e alcance comunitário. Nossos grupos de afinidade – os Business Resource Groups (BRGs) - se unem para promover essas conexões. Os BRGs são grupos voltados para o mercado que aumentam o engajamento dos funcionários em relação à diversidade e fortalecem o pipeline de talentos para a liderança.
Na Corteva Agriscience Brasil nossos pilares de diversidade são suportados pelas atuações dos BRGs DAWN, GAHA, Pride e WIN.
Capacitar funcionários com deficiência para otimizar seus talentos e atingir seus objetivos.
Transformar nossos locais de trabalho e comunidades em ambientes inclusivos, onde pessoas negras (pretos e pardos) são valorizadas por seus talentos e capacitados para alcançar seu potencial.
Promover a Corteva como um ótimo lugar para trabalhar, fomentando um ambiente de trabalho igualitário e inclusivo, onde lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e seus aliados, portanto, que toda a comunidade LBTQIAP+ sinta e seja parte de um ambiente de oportunidade, respeito e garantia de direitos.
Capacitar e conectar mulheres em toda a Corteva para permitir a colaboração e o desenvolvimento de lideranças que impulsionem o desempenho total dos negócios e estabelecer uma forte reputação como um ótimo local de trabalho para mulheres.
O Relatório de Transparência Salarial do Governo foi criado em 2023 por meio da Lei 14.611, e determina que empresas devem publicar semestralmente os relatórios elaborados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Nos dados deste relatório contam informações do e-social de 2022, e estão anonimizadas, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD 13 709/2018.
A Corteva Agriscience está comprometida com a equidade de gênero, adotando políticas intencionais que promovem a inclusão, diversidade e equidade. Além dos critérios remuneratórios transparentes e ações para aumento da diversidade indicadas no relatório, a Corteva realiza, desde de 2021, uma pesquisa interna de Equidade Salarial por meio de uma parceria externa. Diferentemente do conceito de igualdade, utilizado pelo governo, a equidade visa atribuir remuneração compatível a pessoas que desempenham as mesmas funções, e atuamos sempre que identificado qualquer diferença estatisticamente significativa.
Há diferenças nas metodologias utilizadas pelo Governo e pela Corteva, a começar pelos conceitos de igualdade e equidade, anteriormente mencionados, e também o uso dos 10 Grandes Grupos da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) como base pelo Governo, que nem sempre refletem adequadamente as estruturas de cargos e funções atuais das empresas.
Mantemos a confiança de que estamos no caminho certo e aproveitaremos a oportunidade de discussão que este relatório traz para revisitar nossas práticas e nossas alocações de CBOs, e contribuir para esta importante e necessária pauta em nossa sociedade.
Relatório Transparência 0001-79_1º Semestre 2024