A importância do manejo integrado no controle de plantas daninhas na cultura do arroz

Bookmarked. View Bookmarked Content Add to bookmarks
Something went wrong. Please try again later...

Controlar as plantas daninhas que prejudicam a lavoura de arroz requer dedicação e um olhar bem atento. O primeiro passo é identificar as invasoras. Existem muitas espécies que requerem atenção, algumas delas, como o arroz vermelho e o capim-arroz, se assemelham com a cultura do arroz. Escolher os melhores métodos para combater o problema é um desafio para os produtores.

Para ajudar o agricultor nesta tarefa, nós preparamos esse artigo sobre as principais plantas daninhas e quais são as formas mais recomendadas de prevenção, combate e proteção da lavoura.

Os danos

Os danos provocados pelas plantas daninhas vão além do impacto direto sobre a produtividade. Eles se refletem também na lucratividade da cultura, pois aumentam os custos de produção. Além disso, as plantas daninhas são hospedeiras de pragas e doenças.

A interferência das plantas daninhas no desenvolvimento das culturas de arroz se dá por meio da competição por água, luz e nutrientes. Na cultura do arroz irrigado, a falta de controle das plantas daninhas pode gerar perdas de até 90% da produtividade, de acordo com a Agência Embrapa de Informação Tecnológica.

A variabilidade de espécies de plantas daninhas que infestam as lavouras é extensa. Por isso, é fundamental a realização do manejo integrado de plantas daninhas incluindo o monitoramento dos escapes, o manejo de água, o estabelecimento de irrigação e a rotação de culturas, além do uso correto dos herbicidas.

 

Biótipos resistentes

Outro problema decorrente das plantas daninhas é o surgimento de biótipos resistentes aos principais herbicidas e mecanismos de ação. Isso acaba aumentando ainda mais a dificuldade de se controlar essas plantas, trazendo ainda mais prejuízos ao agricultor.

A resistência de plantas daninhas a herbicidas é a capacidade natural de biótipos de sobreviver e se reproduzir mesmo depois da aplicação do herbicida – o que seria letal a uma determinada população suscetível da mesma espécie. Contudo, a resistência de plantas daninhas é algo complexo.

A ocorrência de resistência cruzada (que é a resistência a mais de um grupo químico dentro de um mesmo mecanismo de ação), e a resistência múltipla (que é resistência a mais de um mecanismo de ação) está cada vez mais presente nas lavouras de arroz irrigado.

Sabe-se da existência de seis espécies de plantas daninhas da cultura do arroz irrigado que segundo a Associação Brasileira de Ação à Resistência de Plantas Daninhas a Herbicidas (HRAC-BR) já desenvolveram biótipos resistentes a herbicidas.

A coexistência de mais de um biótipo resistente acaba exigindo a aplicação de diversos herbicidas em uma mesma área de arroz.

Voltando a falar sobre os danos, ressaltamos que os prejuízos causados por essas plantas estão ligados ao efeito da competição por luz e nutrientes, ao acamamento das plantas de arroz, à depreciação do produto colhido, além da atuação como hospedeiro de pragas e moléstias, o que impacta a produtividade das lavouras de arroz.

 

Controle químico e boas práticas de manejo

O controle de plantas daninhas na cultura do arroz irrigado é um desafio técnico e econômico que demanda diversas práticas que vão além da aplicação de herbicidas.

 

Proteção

Para ajudar o produtor no combate e prevenção de plantas daninhas nas lavouras de arroz, a Linha Arroz da Corteva Agriscience™ conta com um poderoso portfólio de herbicidas, dentre eles: Raster® lançamento de 2021, Loyant®, herbicida já conhecido pelo seu amplo espectro de proteção, Ricer® e Clincher®.

 

 

Raster®

O Raster® é a soma de dois ativos que trazem maior flexibilidade de aplicação e amplo espectro de controle para as lavouras. É um herbicida seletivo e sistêmico para o controle de plantas daninhas de folhas largas, folhas estreitas e ciperáceas.

 

Ele tem um controle eficiente contra as seguintes plantas daninhas:

Capim-arroz (Echinochloa crusgalli)

Capim-do-banhado (Panicum dichotomiflorum)

Angiquinho (Aeschynomene denticulata)

Tripa-de-sapo (Alternanthera phioxeroides)

Junquinho (Cyperus esculentus)

 

Loyant®

O Loyant® foi desenvolvido com a tecnologia Rinskor™ active e controla as principais plantas daninhas resistentes do arroz, com a utilização de um novo modo de ação e grupo químico. Pode ser aplicado por meio de pulverizações terrestres ou aéreas.

 

O produto tem um controle eficiente contra as seguintes pragas:

Angiquinho (Aeschynomene denticulata)

Picão preto (Bidens pilosa)

Junquinho (Cyperus difformis)

Junquinho (Cyperus esculentus)

Junquinho (Cyperus iria)

Capim arroz (Echinochloa colona)

Capim-arroz (Echinochloa crusgalli)

Leiteira (Euphorbia heterophylla)

Aguapé (Sagittaria montevidensis)

Papuã (Urochloa plantaginea*)

 

*Recomendado somente em arroz irrigado.

 

Ricer®


O Ricer® é um herbicida pós-emergente sistêmico. Ele tem efeito residual e apresenta controle para as principais plantas daninhas do arroz irrigado.

 

Veja em quais plantas daninhas o Ricer® possui controle eficiente:

 

Junco (Cyperus iria) - Pré-emergência

Junco (Cyperus iria) - Pós-emergência inicial

Angiquinho (Aeschynomene denticulata) - Pós-emergência inicial

Capim-coloninho (Echinochloa colona) - Pós-emergência inicial

Capim-arroz (Echinochloa crusgalli) - Pós-emergência inicial

Junco (Cyperus iria) - Pós-emergência

Angiquinho (Aeschynomene denticulata) - Pós-emergência

Capim-coloninho (Echinochloa colona) - Pós-emergência

Capim-arroz (Echinochloa crusgalli) - Pós-emergência

 

 

Clincher®

Clincher® é um herbicida pós-emergente sistêmico que apresenta controle em gramíneas. Apresenta como uma de suas características a seletividade a cultura do arroz.

Ele possui controle eficiente contra as seguintes plantas daninhas:

Capim-carrapicho, Capim-amoroso (Cenchrus echinatus)

Capim-pé-de-galinha (Eleusine indica)

Capim-colchão, Capim-milhã (Digitaria horizontalis)

Capim-marmelada, Capim-papuã (Brachiaria plantaginea)

Capim-jaú, Capim-coloninho (Echinochloa colona)

Capim-arroz, capituva (Echinochloa cruspavonis)

Capim-arroz (Echinochloa crusgalli)

 

Quer ver sua lavoura livre de pragas, doenças e plantas daninhas? Conheça o portfólio completo da Linha Arroz da Corteva, especialista em produtos para a proteção de cultivos. Queremos que a sua lavoura cresça de forma forte e saudável.