Resumo - Conversamos com o líder do Programa de Formulações Fungicidas da Corteva Agriscience, Bruno Perez, que explica a atuação inovadora do fungicida Aproach® Premium. Desde as doenças causadas por fungos que o produto previne até o desenvolvimento da sua formulação, neste texto você confere tudo sobre ele: quais culturas podem utilizá-lo, benefícios na aplicação em campo, efeitos dos seus ingredientes ativos nas plantas e, ainda, como a empresa desenvolve seus produtos visando a produtividade dos agricultores. Boa leitura!
Os principais micro-organismos que causam doenças em plantas são os fungos, bactérias, vírus e nematoides. Falando especificamente sobre os fungos, esses agentes se instalam nas células vegetais em um sistema triangular em que são necessários o ambiente ideal, o hospedeiro e o patógeno. Produtores de soja, amendoim e ervilha sabem que suas culturas estão sujeitas à ação de fungos, e que a melhor maneira de cuidar das suas lavouras é com ações preventivas oriundas de um manejo integrado.
São recomendadas, neste manejo, a escolha da melhor época de semeadura, a prática do vazio sanitário, o controle químico com fungicidas, o tratamento de sementes e a escolha de variedades tolerantes. Todas essas ações são importantes, mas a escolha do controle químico é uma das etapas que merece muita atenção do produtor. “Os fungicidas têm ação preventiva no caso de pré-infecções, cuidando da deposição, germinação e penetração na planta. Também têm efeito curativo no período pós-infecção e pré-sintomas, mas somente os que possuem mobilidade na planta, e ainda têm ação erradicante pós-sintomas e sinais como esporulação”, explica Bruno Perez, líder do Programa de Formulações Fungicidas do departamento Product Science & Technology, da Corteva Agriscience.
Ele reforça que o objetivo principal de qualquer fungicida é proteger as plantas contra infecções, e não curá-las. Mesmo que o produto tenha algumas propriedades curativas ou erradicantes, ele é mais eficaz se aplicado de forma preventiva. E destaca o mais novo fungicida da Corteva Agriscience, o Aproach® Premium.
É um fungicida de mistura tripla, com multissítio, voltado para produtores que buscam investir em bons resultados no final do ciclo e que pensam em proteger a cultura das doenças de final de plantio. “A proteção fungicida é para quem enxerga além dos imprevistos, à frente. No caso do Aproach® Premium, além de proteger a lavoura, também é excelente para o manejo de resistência e, pelo fato de possuir cobre na composição, tem efeito sobre as bactérias”, ressalta o especialista da Corteva Agriscience.
Escolhendo o produto certo para sua lavoura
Quando comparado com os demais multissítios, Aproach® Premium é um fungicida com baixa dosagem (0,7 L/ha) que contém uma mistura tripla composta de Onmira™ active (estrobilurina) + ciproconazol (triazol) + oxicloreto de cobre (multissítio). Este último fator é o grande destaque pois traz mais proteção para a planta, uma vez que os fungos precisariam ser muito resistentes (e sofrerem várias mutações) para penetrar na planta.
“Desenvolvemos uma tecnologia exclusiva para chegar a uma formulação líquida com a mistura tripla que é estável e com excelente desempenho em diluição. Lembrando que são três modos de ação diferentes, oferecendo maior espectro e maior efetividade de controle com versatilidade, melhoria na operação e no manejo de resistência. É um produto que reforça a liderança da Corteva no segmento das últimas aplicações”, pontua Perez.
Doenças da soja que Aproach® Premium controla
O uso de Aproach® Premium na lavoura permite uma melhoria no controle de doenças como Oídio (Microsphaera diffusa), Mancha-alvo (Corynespora cassiicola), Ferrugem-asiática (Phakopsora pachyrhizi), Crestamento-foliar (Cercospora kikuchii), dentre outras, com versatilidade e atuação em diferentes fases do ciclo de vida do patógeno.
Por meio dos três ativos com diferentes modos de ação, o fungicida permite maior controle na última aplicação do ciclo da cultura da soja e oferece absorção de forma rápida pela planta, devido à inovadora molécula Onmira™ active que traz proteção à cultura. Ou seja, melhor manejo de resistência, com mais ativos diminuindo a probabilidade de desenvolvimento da resistência dos patógenos.
Perez salienta que o produto é considerado uma inovação no controle de doenças da soja, pois enquanto outros produtos precisam adicionar multissítio à calda, neste caso o fungicida já possui multissítio em sua formulação, trazendo conveniência no preparo da calda, menor risco de erro e facilidade no manuseio e na preparação da diluição, além de economia de tempo.
Oxicloreto de cobre X Outros tipos/fontes de cobre
“O diferencial da tecnologia das formulações com Oxicloreto de Cobre é que o processo de síntese para produção do ingrediente ativo é controlado com muito cuidado, para obtenção de estruturas cristalinas mais estáveis (paratacamita e atacamita) e puras, buscando atingir um reduzido (ou nulo) teor de cobre solúvel, levando assim a um reduzido risco de fitotoxicidade”, explica Perez, indicando ainda que os problemas de fitotoxicidade na soja ocorrem, geralmente, por alguns produtos cúpricos que não “zeram” as reações no momento certo. “Isso leva a sobrar cobre solúvel na formulação e pode causar injúria, porque o cobre solúvel pode ser absorvido pelas plantas”, complementa.
Escolha que facilita a operação
Para os agricultores, tudo aquilo que facilita o manejo integrado de doenças significa ganho em produtividade no campo. E essa formulação líquida inovadora e exclusiva do Aproach® Premium oferece ainda outros benefícios, como melhoria na operação e maior qualidade da aplicação, uma vez que gera menos resíduos no tanque de pulverização.
Além disso, o produto se destaca por apresentar uma excelente dispersão e uma distribuição mais uniforme dos ingredientes ativos após a diluição em água, proporcionando maior estabilidade na calda em comparação com as misturas em tanque com multissítios. Sua formulação inovadora de suspensão concentrada (SC) confere excelente estabilidade durante o armazenamento, minimizando o risco de separação de fases de forma irreversível, onde a simples agitação do produto é suficiente para homogeneizar o produto contido na embalagem, tornando-o pronto para o uso imediato.
“Segundo nossas pesquisas, a excelente dispersão e estabilidade das partículas dos ingredientes ativos na calda levam a uma homogeneidade superior, indicando menor risco de problemas de entupimento dos equipamentos de aplicação. Assim, identificamos um excelente desempenho da formulação na diluição em água”, expõe o líder do Programa de Formulações Fungicidas da Corteva Agriscience.
Ele ainda esclarece que todo fungicida é um produto voltado apenas para o uso agrícola, que eles devem ser vendidos sob receituário agronômico e aplicados com equipamentos de proteção individual e de acordo com as recomendações em bula.
Corteva: desenvolvimento de produtos e entrega de soluções robustas
A Corteva Agriscience investe na busca por soluções, baseada em inovação no desenvolvimento dos seus produtos e em atributos de diferenciação nas suas formulações. Para tanto, conta com o departamento Product Science & Technology. É do Programa de Formulações Fungicidas desse departamento que Bruno Perez é líder. Ele comenta que “formulações estáveis, desenvolvidas com tecnologias incorporadas na composição, maximizam o desempenho do ingrediente ativo no campo”. Dentre as características das formulações da Corteva Agriscience estão:
- a busca pela resistência a condições de estresse (cristalização em baixas temperaturas, aumento de viscosidade em temperaturas altas, floculação/aglomeração, sedimentação, separação de fases, entre outras);
- redução do risco de injúria (fitotoxicidade) com coformulantes criteriosamente selecionados, conforme as características de cada ingrediente ativo para o melhor balanço entre eficiência e segurança para a cultura;
- estabilidade em sistemas complexos e misturas de ingredientes ativos, principalmente em condições de estresse;
- seleção criteriosa de componentes para a formulação, para uma rápida dispersão do produto em água e estabilidade/homogeneidade da calda, mesmo com água em diferentes condições de dureza, pH, temperatura, qualidade etc., de acordo com cada região;
- maior qualidade na aplicação (o que significa menos resíduos, calda homogênea e estável, facilidade de manuseio);
- otimização da entrega e disponibilidade do ingrediente ativo para maximizar a eficácia de controle. Isso pode ser obtido com o uso de tecnologias incorporadas na formulação para otimização do espalhamento, retenção, absorção, rain fastness e controle de deriva, entre outros.
“Oferecemos um completo e diversificado portfólio de soluções inovadoras e eficazes em proteção de cultivos porque trabalhamos de forma integrada dentro da companhia. É um processo de desenvolvimento de produto com contribuições multifuncionais de diferentes áreas. O objetivo sempre é extrair o máximo potencial de cada molécula de ingrediente ativo e maximizar a produtividade e rentabilidade dos agricultores. Para isso, desenvolvemos formulações estáveis que otimizam a entrega e disponibilidade do ingrediente ativo ao alvo biológico; avaliamos tecnologias de aplicação para validar as melhores opções de composições (quando submetidas às condições de aplicação em campo) e recomendar as melhores práticas de aplicação no campo; e, ainda, contamos com ensaios de eficácia para selecionar as melhores opções para um controle efetivo dos alvos biológicos”, finaliza Perez.