Juntamente com a água e os nutrientes, a radiação solar (luz do sol) é um fator essencial para o crescimento e o rendimento das culturas.
A radiação fotossinteticamente ativa pode ser reduzida em mais de 60% em dias nublados/chuvosos, em comparação com os de luz solar plena.
Períodos prolongados de baixa radiação solar, durante o enchimento dos grãos, podem reduzir a quantidade de grãos produzida e causar problemas de qualidade do colmo, pois as plantas de milho deslocam os carboidratos do colmo para a espiga.
Um estudo de campo foi realizado, durante 2021, para mostrar como a redução na radiação solar em vários estágios do crescimento do milho impacta o desenvolvimento da espiga e a produtividade final.
O estudo de campo foi conduzido próximo a Montgomery, Indiana, EUA.
Parcelas de duas fileiras de quatro produtos diferentes de milho da marca Pioneer®, foram plantadas no verão de 2021.
Uma estrutura de sombreamento que reduziu a radiação solar em aproximadamente 70% foi instalada sobre uma porção da área da parcela, começando no estágio de crescimento V13.
Estrutura de sombreamento que foi usada para aplicar tratamentos de radiação solar reduzida.
A estrutura de sombreamento foi puxada ao longo da fileira para sombrear uma porção diferente da área da parcela, após o acúmulo de aproximadamente 320 graus dia.
Um total de cinco intervalos de sombreamento foi aplicado como parte do estudo.
* Fonte: https://mrcc.purdue.edu/U2U/gdd/
Os grãos por fileira, o peso de grãos, a produtividade do milho e a resistência do colmo foram medidos para cada híbrido e para cada técnica de sombreamento.
A resistência do colmo foi avaliada por meio de um teste de resistência padrão, no qual as plantas foram empurradas 30 graus a partir da vertical e, com isso, voltaram rapidamente à posição ou se dobraram e tombaram.
RESULTADOS
O número de grãos por fileira foi reduzido quando as plantas foram sombreadas antes de R3.
Efeitos do tratamento de sombreamento em grãos por fileira.
Uma redução de 70% na radiação solar durante a polinização resultou num fracasso quase total desta.
O sombreamento durante R2 e o início de R3 fez com que os grãos que haviam sido polinizados com sucesso, na extremidade da espiga, abortassem.
O sombreamento durante R4 e R5 não reduziu o número de grãos por fileira, mas reduziu o peso do grão.
Efeitos do tratamento de sombreamento no peso do grão.
Os pesos máximos dos grãos ocorreram quando o sombreamento, durante a pré-polinização, reduziu o número total de grãos, mas a radiação solar não foi reduzida em momento algum durante o enchimento dos grãos.
Diminuir a radiação solar durante R4 e R5 reduziu o fotossintato disponível para preenchimento de grãos, resultando em pesos limitados de grãos e em canibalização e fraqueza de colmos.
Efeitos do tratamento de sombreamento na resistência do caule.
Autor: Dan Emmert, Dezembro de 2021. Traduzido e adaptado por Jefferson Cunegundes, Fábio Amaral e Paulo Silva. Agronomia - Corteva Agriscience.
Apenas para uso informativo. Entre em contato com o profissional de vendas da Corteva Agriscience para obter informações e sugestões específicas para sua operação. O desempenho das culturas é variável e depende de muitos fatores, como umidade e estresse por calor, tipo de solo, práticas de manejo e estresse ambiental, bem como pressão de pragas e doenças.