Este material tem por finalidade fornecer informações que ajudem na identificação de uma espécie daninha resistente aos herbicidas muito conhecida nas lavouras: o Azevém (Lolium perenne spp. multiflorum).
A ideia central é fazer um amplo diagnóstico dessa espécie, a fim de estimular o conhecimento para tomada de decisões, que influenciam diretamente na prática de uma agricultura mais produtiva e responsável.
Origem da espécie
O azevém anual (Lolium perenne spp. multiflorum) é uma espécie pertencente a família poaceae, originária da bacia do mediterrâneo (sul da europa, norte da áfrica e ásia menor).
Abragência nacional
A espécie foi introduzida no Sul do Brasil como forrageira, tornando-se uma planta daninha nas culturas de inverno, como trigo e cevada, além do milho semeado na primavera.
Você sabe reconhecer o azevém?
Planta anual ou bienal, reproduzida por sementes que apresentam desenvolvimento mais vigoroso durante os meses mais frios.
Potencial de produção: aproximadamente 3.500 sementes por planta.
Planta ereta, com elevada capacidade de emitir afilhos. Folhas e colmos com elevada cerosidade, gerando tonalidade intensa no verde de suas folhas. Possuem aurículas desenvolvidas, abraçando o colmo.
O Azevém é uma espécie de polinização cruzada, autoincompatível e com seu pólen disseminado pelo vento. As plantas de Azevém florescem e frutificam e, após a maturação fisiológica, ocorre abscisão das sementes que, quando não colhidas, caem no solo, e permanecem dormentes até o fim do verão, quando inicia a germinação.
Você sabia?
Embora a ressemeadura natural da espécie possa ser útil aos produtores, isso ocasiona dificuldades de controle devido à ocorrência de plantas em diferentes estádios de desenvolvimento, uma vez que a germinação se dá de forma escalonada.
Resistência aos herbicidas
O Azevém foi a primeira espécie a ser relatada como resistente aos herbicidas inibidores da EPSPs - Grupo G9 - em (2003), no Brasil. Além desse relato, foram identificados casos de resistência aos inibidores da ALS (2010) e resistência múltipla aos herbicidas inibidores da EPSPs e ACCase (2010).
Clique no link abaixo para ter acesso a este conteúdo em formato de e-book.