Manejo Integrado de Pragas •  06/01/2020

Insetos-praga no Brasil: Lagarta-do-cartucho

Bookmarked. View Bookmarked Content Add to bookmarks
Something went wrong. Please try again later...

Apesar de estar presente em diferentes plantas hospedeiras, a lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda, tem preferência pela cultura do milho. Entretanto, recentemente a praga tem adquirido gradativa importância na cultura da soja.

Diante dessa situação e considerando a importância dessa praga, elaboramos esse conteúdo para ajudá-los na identificação e na adoção das melhores práticas no campo.

Ocorrência

A lagarta-do-cartucho é um inseto-praga pertencente à família Noctuidae, nativa dos trópicos americanos, com ampla ocorrência no Sul dos Estados Unidos e nas Américas Central e do Sul.

Abrangência nacional

A lagarta-do-cartucho é o principal inseto-praga que ataca o milho no Brasil, ocorrendo em todas as regiões produtoras da cultura, tanto nos cultivos de verão quanto na safrinha.

Você sabe reconhecer a lagarta-do-cartucho?

Na fase adulta, são mariposas com hábito noturno que medem de 35 a 45 mm de envergadura, apresentam coloração cinza-escura e possuem asas posteriores esbranquiçadas com bordas acinzentadas. Há dimorfismo sexual, os machos apresentam asas anteriores com duas manchas claras, característica que não é observada nas fêmeas.

A longevidade dos adultos é, em média, de 12 dias. Após o acasalamento, as fêmeas realizam a oviposição, preferencialmente, na parte superior das folhas de plantas hospedeiras e as cobrem com escamas do próprio corpo. O número de posturas é muito variável, podendo chegar a 13 posturas por fêmea. As massas são irregulares e contêm de 30 a 300 ovos cada. O período de incubação dos ovos varia conforme a temperatura, em média de 2 a 4 dias.

A fase larval da S. frugiperda tem duração média de 23 dias e seis ínstares. No entanto, dependendo da qualidade e quantidade da cultura hospedeira em que a lagarta se alimenta e de fatores ambientais, pode ocasionar variações na duração larval e no número de ínstares. A lagarta-do-cartucho tem como característica principal a presença de um “Y” invertido na cabeça e quatro pontos simétricos, formando um quadrado, no final do abdome.

Quando as lagartas estão totalmente desenvolvidas, descem ao solo e, inicialmente, ficam um período sem alimentação, denominado de pré-pupa. Após um ou dois dias se transformam em pupas. Esse estádio tem duração de 8 a 25 dias, variando de acordo com as condições climáticas.

Curiosidades

Ø  A lagarta-do-cartucho é um inseto polífago que ataca mais de 60 culturas.

Ø  Vários artrópodes são considerados inimigos naturais da lagarta-do-cartucho, auxiliando no controle biológico desta praga. Dentre esses artrópodes benéficos, destaca-se Dorus luteipes (Dermaptera: Forficulidae), conhecida popularmente como tesourinha. Este inseto é capaz de predar ovos e pequenas lagartas de S. frugiperda.

Alerta!

No início do ataque, as lagatas recém-eclodidas consomem parte do tecido foliar, causando, inicialmente, pequenas lesões circulares e alongadas, e, a medida que as lagartas se tornam maiores, tais lesões tornam-se grandes e alongadas, evoluindo para  “buracos” nas folhas, de grandes e diferentes formatos. Além disso, essa lagarta também pode atacar as espigas das plantas de milho.

Adote as Boas Boas Práticas Agrícolas, tais como o Manejo Integrado de Pragas e o Manejo de Resistência de Insetos, que incluem as seguintes práticas:

  • rotação de culturas e de eventos biotecnológicos;
  • dessecação antecipada;
  • tratamento de sementes;
  • monitoramento de pragas e, caso necessário, a aplicação de inseticidas;
  • plantio de refúgio estruturado efetivo;
  • controle de plantas daninhas e voluntárias;
  • preservação dos inimigos naturais.